Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

A aposentadoria e o novo milênio

Na última terça-feira (17), a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou o fim do fator previdenciário na aposentadoria.  Para quem não sabe, o fator previdenciário foi um mecanismo criado durante o governo FHC para calcular o valor da aposentaria levando em consideração três variáveis: a idade da pessoa, o tempo de contribuição e e expectativa de vida da população.
Esse cálculo reduziu a aposentadoria de muita gente.  Por isso, a votação ocorreu com plenário cheio de aposentados e de pessoas que integram entidades que lutam pelos direitos dos aposentados.  Se tudo continuar caminhando dessa forma, voltaremos a ter gente se aposentando cedo e recebendo muito.  Claro que, quem paga a conta é a sociedade, as empresas e o trabalhador ativo, que sustentam o sistema previdenciário.
Quem trabalhou um vida inteira, merece sem dúvidas usufruir de uma aposentadoria justa.  Mas, o que o blog do trabalho quer é debater a aposentadoria sob um outro ponto de vista, além do financeiro.  Queremos olhar a aposentadoria sob o aspecto físico e mental do indivíduo.  Será que a aposentadoria faz bem para a saúde?
A questão soa como brincadeira, mas é séria!  O mundo caminha para uma população cheia de pessoas que, pelos conceitos do século passado, eram consideradas velhas.  Há algumas décadas atrás, uma pessoa com mais de 60 anos ficava praticamente confinada em casa cuidando dos netos e vendo televisão.  Poucos continuavam a ter uma vida produtiva sob o ponto de vista laboral.
Hoje, muita coisa mudou.  Uma pessoa com mais de 60 anos pode ter uma vida extremamente ativa, culturalmente, socialmente, e continuar produzindo.  Muito tem se falado sobre a segunda carreira, que começa exatamente com a aposentadoria.
A aposentadoria é, portanto, uma oportunidade para começar uma nova vida, um novo projeto.  Trabalhar faz bem para a mente, e consequentemente, para o corpo. E a contribuição dos mais velhos faz bem para o mundo, que vinha perdendo um grande ativo que as pessoas mais velhas possuem: a experiência.  Quem trabalhou durante mais de 30 anos adquiriu um conhecimento que não pode ser desperdiçado.
A aposentadoria é, portanto, uma oportunidade de mudar a maneira de encarar o trabalho.  É uma chance para continuar produzindo, com mais prazer e menos estresse.  Mais de 20% da população dos EUA com mais de 60 anos continuam trabalhando atualmente.  Por quê isso ainda não acontece no Brasil?
Uma pessoa de 60 anos hoje em dia pode ser extremamente saudável e aproveitar sua experiência para o trabalho, que deixa de ser um fardo para se tornar uma fonte de prazer e de grandes realizações.  É uma oportunidade para realizar velhos sonhos.  Muitos profissionais que se aposentam, se tornam consultores bem sucedidos.  Trabalham muitas vezes de casa, com horários mais flexíveis, aproveitando a vida sem deixar de produzir.
Por isso, em vez de reivindicar valores mais altos para as aposentadorias, a sociedade deveria primeiro reconhecer o valor que os “mais experientes” merecem ter como colaboradores fundamentais e ativos no mercado de trabalho.

Fonte:Marcelo Reis

Notícias Recentes

Ação Solidária RS: sua contribuição fez a diferença!

Graças à generosidade de cada um dos colaboradores da CSN e dos aposentados e pensionistas da CBS Previdência, conseguimos arrecadar R$ 269.195,60 mil. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN decidiu não apenas igualar, mas mais do que dobrar o valor doado, resultando em um montante total de R$ 900.100,00 mil. O recurso arrecadado […]

LER ARTIGO

Ação Solidária: sua doação em dobro

O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de calamidade pública que está mobilizando todo o País. A CSN está empreendendo diversas medidas para ajudar a população local. Se você quiser fazer parte desta rede solidária, poderá contribuir via PIX para a Fundação CSN. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN irá […]

LER ARTIGO

Confira o Relatório Anual 2023 da CBS Previdência

Já está no ar o Relatório Anual 2023 da CBS Previdência. Nele, você encontra os principais resultados alcançados e os projetos que desenvolvemos ao longo do ano. Com linguagem simples, o documento apresenta detalhes sobre as iniciativas que realizamos para atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico e para ajudar a fomentar a importância de […]

LER ARTIGO

Não deixe passar essa oportunidade

Aproveite o recebimento do abono para investir no seu futuro. Ao colocar uma parte do valor recebido no seu plano de previdência complementar, você: – Aumenta o seu saldo – Ganha um desconto no IR Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a […]

LER ARTIGO