Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

A Doença Silenciosa (parte I)

Marina aguarda no consultório oftalmológico, pois apresenta um transtorno visual. Sua espera foi demasiadamente extensa, de vários anos. É que o motivo da visita ao especialista não é somente ocular, mas sim uma complicação do Diabetes Mellitus, um mau que ela ainda não sabe que sofre há muito tempo.

Ela não é a única a se encontrar nessa situação. “A metade das pessoas com Diabetes Mellitus desconhece padecer da doença; portanto, não a controla, nem trata”, conclui um estudo publicado pela Associação Latinoamericana de Diabetes. Nos Estados Unidos, ao contrário, somente um terço dos afetados não é diagnosticado. A ignorância traz estragos no corpo e tem um antídoto disponível. “A educação é fundamental”, reforça o Dr. Mario Carlos Basile, diretor médico da Liga Argentina de Proteção ao Diabético. “Deve-se fornecer a maior quantidade de informação sobre o tema. Se a pessoa possui antecedentes familiares da doença, hipertensão, obesidade, níveis elevados de colesterol, convém realizar um exame anualmente, adverte.

Se o número de pessoas predispostas é pequeno, os candidatos a apresentar essa doença não são poucos: cerca de 6% da população adulta na América Latina divide-se em Diabetes tipo 1 e tipo 2. Este último representa a maioria dos casos, 90%. “O Diabetes tipo 1 manifesta-se claramente desde o começo, com os sintomas clássicos: aumento da sede, maior volume urinário, perda de peso, debilidade e aumento do apetite.

Porém, o Diabetes tipo 2, apresenta evolução insidiosa, não dá sinais, nem chama tanto a atenção para quem não está alerta”, descreve o especialista do Serviço de Diabetes do Hospital das Clínicas “José de San Martín”, de Buenos Aires.

A falta de informação somada às características de baixa representatividade, na maioria dos casos, leva à demora para procura a um especialista.

 “Uma alteração visual, uma infecção reincidente, problemas de potência sexual masculina podem ser as complicações que motivam a consulta de um diabetes já com 5 anos de evolução”, destaca.

Um simples exame de rotina evitaria muitas dores de cabeça.

“Trata-se de medir a glicose no sangue, uma vez que o Diabetes é produzido por uma alteração no seu metabolismo. Este açúcar é a principal fonte de energia, porém, é mal utilizado, quando há um defeito total ou parcial da insulina, o hormônio produzido pelo pâncreas, que controla o metabolismo da glicose.”

De maneira silenciosa e persistente, este excesso de açúcar no sangue mina o organismo e pode levar a resultados desastrosos. Tal como demonstram as estatísticas: o diabetes é a primeira causa de cegueira não traumática no mundo, resulta um dos principais motivos de amputações de membros inferiores por complicações do pé diabético e é cofator de arteriosclerose, com todas as conseqüências, como infarto do miocárdio e outras.

 

Fonte:Copyright © 2000 eHealth Latin America

Notícias Recentes

Veja como acessar sua área restrita

A área restrita do nosso site está novamente disponível. Para sua segurança, ao acessá-la será necessário alterar a sua senha. Confira como fazer isso: No login, insira o seu CPF, a senha antiga e clique em “Entrar”. Caso não lembre a sua senha, clique em “Esqueci minha senha” para receber uma provisória no e-mail cadastrado. […]

LER ARTIGO

Proposta de alterações no Plano CBSPREV

A CBS Previdência informa que, na 344ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 10 de setembro de 2024, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 224, de 08 de novembro de 2024, disponível no nosso site em “Documentos” e pelo […]

LER ARTIGO

Tarde é amanhã!

Quer saber como a previdência privada e os juros compostos podem transformar a sua vida financeira? Leia o e-book “Tarde é amanhã!” e confira como investir seu dinheiro de forma simples e inteligente para garantir um futuro mais tranquilo. Tarde é amanhã!

LER ARTIGO

Indisponibilidade da área restrita e do app

Confira os canais alternativos: SIMULAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO (somente no período de indisponibilidade): – Central de Atendimento Telefônico (0800 026 81 81): segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – Atendimentos presenciais, sem necessidade de agendamento prévio. Confira os endereços: Volta Redonda: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h. Edifício Milênio – Rua 25-A, […]

LER ARTIGO