O poupador não deve deixar de ter em mente a necessidade de se preparar para o futuro, para manter o nível de renda depois da aposentadoria. E quanto antes essa preocupação vier, melhor.
“Quanto mais jovem a pessoa começar a investir, menor é a contribuição mensal a que ela terá de arcar. Pelas tabelas do setor, a média de vida de um trabalhador é de 82 anos, num período de 35 anos de vida de trabalho. Isso acontece porque os cálculos são baseados em quanto a pessoa junta ao longo deste período. Então, hipoteticamente se ele for juntar R$ 100 mil, menor serão as parcelas se a poupança começar antes. Quanto mais velho, maior é a mordida mensal”, explica a diretora-presidente da diretora-presidente da Fundação Compesa de Previdência e Assistência (Comprev), Ângela Bacelar.
Fundos como a Comprev ainda atraem poucas pessoas no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), são cerca de 3,5 milhões de participantes em entidades fechada.
“Existe toda uma política federal em cima dos gestores. Este é o único segmento em que o diretores respondem com o CPF e não pela CNPJ. Todos são obrigados a trabalhar o dinheiro de acordo com suas previsões mínimas. Atualmente, por causa da queda dos juros, há um movimento de reduzir a rentabilidade de INPC + 6% ao ano para INPC mais 5%. Os planos estão baixando suas metas, porque acabou a moleza dos juros altos. As aplicações agora estão correndo para investimento de mais alto risco, mas isso não vai afastar novos aplicadores”, raciocina Ângela Bacelar. Os fundos de pensão administram uma carteira de R$ 460 bilhões.
Educação financeira
“É uma mudança de cultura e por isso tem de ser um programa de Estado, que passe por muitos governos”, salientou a diretora da SPC, Patrícia Monteiro. A idéia não é implantar aulas específicas de educação financeira nas escolas, mas abordar o tema nas disciplinas que as crianças já estudam, como elaborar problemas de matemática com exemplos práticos de juros numa compra de geladeira, ou na informática, no ensino de programas, como Excel, em que o exemplo seja uma planilha de orçamento doméstico.
O maior problema para essa mudança é colocar na cabeça das pessoas que é importante guardar reservas para o futuro em detrimento do consumo imediato. “A educação financeira e previdenciária não pode subestimar o consumo, o agora. Isso é muito forte nas pessoas”, diz Carolina Wanderley, da consultoria Mercer.
O assunto vem sendo debatido pelo setor de fundos de pensão. O diretor do Instituto Cultural de Seguridade Social (ICSS), José Ribeiro Pena Neto, informou que a entidade trabalha com metas específicas nesse sentido.
A falta de conhecimento em aplicação financeira atinge até mesmo quem já contribui com fundos de pensão. No Brasil são 3,5 milhões de participantes. “Identificamos que 95% dos participantes de 35 a 45 anos, quando desligados de seus planos por algum motivo, pedem o resgate do dinheiro investido. Isso é falta de uma melhor educação previdenciária”, disse Carolina.
– A falta de uma melhor educação financeira ainda é o entrave para que mais pessoas entrem no sistema de previdência privada no País. A questão foi um dos pontos mais debatidos durante o Congresso da Abrapp, realizado na semana passada em Curitiba. A questão, no entanto, vem tomando importância no mundo e no Brasil se tornou política pública.
Fonte:Jornal do Commercio/Recife
Notícias Recentes
Participante do Plano CBSPREV, aproveite essa oportunidade
Até o dia 31 de março, é possível aumentar o valor da sua contribuição básica mensal para o plano de previdência complementar. Essa decisão traz duas vantagens: – Aumento mais rápido do seu saldo: a empresa também passará a contribuir mais para você. – Desconto no Imposto de Renda: quem faz a declaração completa pode […]
LER ARTIGOVeja como emitir o seu Informe de Rendimentos
O Informe de Rendimentos de todos os aposentados e pensionistas que receberam rendimentos da CBS Previdência em 2024 já está disponível na área restrita do nosso site e no aplicativo. Aproveite a praticidade destes canais e emita o seu documento com segurança e de onde estiver. Se precisar de ajuda, consulte o passo a passo […]
LER ARTIGOSimule e contrate empréstimos de onde estiver
Sempre que precisar simular ou contratar empréstimos utilize a área restrita do nosso site. É fácil e seguro! Em caso de dúvidas, consulte o passo a passo que elaboramos para te ajudar. Mas, fique atento, e só contrate um empréstimo se tiver certeza de que conseguirá manter o seu orçamento em dia durante o prazo […]
LER ARTIGOAlteração no custo do Seguro de Vida e mudança de seguradora
As apólices de seguro de vida em grupo e/ou acidentes pessoais passam, anualmente, por uma revisão técnica que busca mantê-las aptas a atender às necessidades dos segurados. Ao longo dos últimos anos, os valores arrecadados pelos segurados têm sido insuficientes para o pagamento dos sinistros ocorridos nas apólices de Seguro de Vida e/ou Acidentes Pessoais. […]
LER ARTIGO