Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Acupuntura (Parte I)

Acupuntura é um método chinês para aliviar a dor e tratar doenças. Atualmente, a acupuntura vem sendo empregada com sucesso no tratamento de vários distúrbios dolorosos, com bons índices de sucesso em portadores de Espondilite Anquilosante.

O procedimento envolve a inserção de agulhas em várias partes do corpo. A acupuntura tem sido utilizada para tratar doenças como asma, surdez, úlceras, doenças dos olhos e alguns tipos de doenças mentais e faz parte do sistema de saúde na China há mais de 2.500 anos.

De acordo com a filosofia chinesa, a doença e a dor ocorrem devido a um desequilíbrio entre as duas principais forças da natureza – o Yin e o Yang. Acredita-se que a acupuntura restaure este equilíbrio. Muitos chineses e seguidores acreditam que a acupuntura influencie uma força vital (chamada QI) que flui ao longo de 12 meridianos (canais de energia que correm longitudinalmente no corpo) pareados e 2 não-pareados.

Os terapeutas – chamados acupunturistas – inserem agulhas finas em um ou mais dos centenas de pontos específicos ao longo dos meridianos. A dor é mínima e logo desaparece, deixando lugar a uma sensação de peso ou dormência enquanto as agulhas estiverem no lugar. O paciente permanece consciente durante o tratamento.

Apenas recentemente a acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

 Como a acupuntura funciona?

Os cientistas propuseram três grandes teorias de como a acupuntura funciona. Uma teoria sugere que os meridianos realmente existem e conectam os órgãos do corpo de maneira bastante específica. De acordo com esta teoria, a acupuntura aumenta a atividade ao longo dos meridianos, influenciando assim o funcionamento de um determinado órgão.

A segunda teoria afirma que a acupuntura funcione, pelo menos em parte, aumentando a produção cerebral de analgésicos naturais chamados endorfinas. Estas substâncias são químicos correlacionados com a morfina e influenciam a sensibilidade dolorosa do corpo. O fato de que os antagonistas opióides – como a naloxona – revertem os efeitos analgésicos da acupuntura reforça esta teoria.

A estimulação através da acupuntura também deve ativar o hipotálamo e a glândula pituitária, resultando em um amplo espectro de efeitos sistêmicos. Foram documentadas alterações na secreção de neurotransmissores e neurohormônios e na regulação do fluxo sangüíneo, tanto central quanto perifericamente.

A terceira teoria sustenta que a acupuntura possa funcionar via sistema nervoso, desencadeando sinais que interrompem as mensagens dolorosas enviadas ao cérebro. Esta hipótese é conhecida como a “Teoria do portal da dor”.

A despeito de esforços consideráveis para compreender a anatomia e a fisiologia dos “pontos” da acupuntura, a definição e caracterização destes pontos permanece controversa. Ainda mais alusiva é a base científica de alguns conceitos chaves da medicina Oriental tradicional, tais como circulação do Qi, o sistema de meridianos e outras teorias correlatas, que são difíceis de conciliar com a informação biomédica contemporânea, mas que continuam tendo um papel importante na avaliação dos pacientes e na formulação do tratamento na acupuntura.

Deve-se observar que, assim na acupuntura como em muitas outras terapias, os efeitos chamados “inespecíficos” respondem pelo sucesso do tratamento em si. Fatores como qualidade do relacionamento médico/paciente, grau de confiança, expectativas do paciente e outros aspectos que compõe o cenário do tratamento determinam a evolução do tratamento.

Fonte:boasaude.uol.com.br

Notícias Recentes

Seu cadastro está atualizado na CBS Previdência?

É importante manter seus dados sempre em dia. Por isso, toda vez que trocar de endereço, telefone ou e-mail, lembre-se de alterar essas informações no seu cadastro da CBS Previdência. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo e-mail cbsatendimento@cbsprev.com.br. Se tiver dúvidas sobre quais dados estão no seu perfil, acesse a área restrita do […]

LER ARTIGO

CBS Previdência recebe certificado de Empresa Cidadã

A CBS Previdência foi contemplada com o certificado de Empresa Cidadã pelo seu Relatório Social 2024. A iniciativa é realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e tem o objetivo de incentivar o aprimoramento das informações contábeis e socioambientais publicadas nos relatórios anuais das organizações brasileiras. Essa é a 12ª […]

LER ARTIGO

Simule e contrate empréstimos de onde estiver

Sempre que precisar simular ou contratar empréstimos utilize a área restrita do nosso site. É fácil e seguro! Em caso de dúvidas, consulte o passo a passo que elaboramos para te ajudar. Mas, fique atento, e só contrate um empréstimo se tiver certeza de que conseguirá manter o seu orçamento em dia durante o prazo […]

LER ARTIGO

Já calculou quanto precisará receber quando parar de trabalhar?

É importante se planejar desde agora para ter mais segurança e conseguir manter o seu padrão de vida atual quando decidir parar de trabalhar. Uma boa estratégia para complementar a sua renda futura é investir mais no seu plano de previdência complementar. Você, participante do Plano Milênio, pode aumentar o valor da sua contribuição básica […]

LER ARTIGO