Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Acupuntura (Parte II)

Afinal, a acupuntura é eficaz ou não?

A acupuntura é uma intervenção complexa que varia de acordo com o paciente, ainda que as queixas sejam similares. O número e a extensão dos tratamentos e os pontos específicos utilizados variam de indivíduo para indivíduo e até mesmo durante o tratamento. Infelizmente, os modelos de pesquisa recentes, baseados em relatos de casos, se mostraram inadequados para avaliar a eficácia da acupuntura.

Da mesma forma que em outros tipos de tratamentos, alguns indivíduos não respondem bem à acupuntura. Contudo, a maioria das pessoas apresenta alguma resposta favorável. As evidências da eficácia da acupuntura com agulha nas náuseas e nos vômitos em adultos no período pós-operatório, ou pós-quimioterapia, ou na gestação, são obscuras.

Existem vários estudos demonstrando a eficácia da acupuntura no tratamento da dor dental pós-operatória, da cólica menstrual, do cotovelo de tenista e da fibromialgia, sugerindo que a acupuntura possa ter um efeito mais geral sobre a dor. Entretanto, outras pesquisas não mostraram qualquer eficácia da acupuntura no tratamento da dor. Evidências recentes demonstraram que a acupuntura não foi eficaz no abandono do tabagismo e pode não ser eficaz em outras doenças.

Apesar de muitas doenças terem sido abordadas na literatura e algumas pesquisas mostrarem resultados animadores, a qualidade e a quantidade dessas evidências não são suficientes para sustentar afirmações incontestáveis quanto à eficácia da acupuntura neste momento. Contudo, as evidências atuais já são suficientes para estimular novas pesquisas.

Quais são as indicações de acupuntura?

Desde os anos 50, os médicos chineses vêm realizando cirurgias utilizando a acupuntura como anestésico local. O paciente permanece completamente consciente durante a operação.

Os praticantes da acupuntura dizem que o método é eficaz para cirurgias complicadas no estômago, no tórax, no pescoço e na cabeça.

Na Espondilite Anquilosante, a acupuntura pode ser empregada para reduzir a intensidade no uso de analgésicos e antiinflamatórios diversos, diminuindo o risco de efeitos medicamentosos adversos.

Outras indicações para acupuntura incluem:

• Tratamento da dor pós-operatória
• Tratamento da náusea e dos vômitos pós-quimioterapia
• Complemento no tratamento de viciados em drogas
• Reabilitação de derrame cerebral
• Dores de cabeça
• Cólicas menstruais
• Cotovelo de tenista (um tipo de inflamação do cotovelo)
• Fibromialgia
• Dor miofascial
• Osteoartrite
• Dores lombares
• Síndrome do túnel do carpo
• Asma

Fonte:boasaude.uol.com.br

Notícias Recentes

Participe do Festival Junino do Sider Shopping

O Festival Junino do Sider Shopping acontece de 17 a 22 de junho, das 13h às 20h, no subsolo, com entrada gratuita e renda revertida para 10 instituições de Volta Redonda (RJ). O evento conta com barracas temáticas, comidas típicas (como caldos, canjica, bolos caseiros, milho, entre outros), quadrilhas juninas, apresentações musicais, DJ com repertório […]

LER ARTIGO

As informações do seu cadastro estão atualizadas?

Sempre que mudar de endereço, telefone ou e-mail, é importante alterar esses dados no seu cadastro da CBS Previdência. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo e-mail cbsatendimento@cbsprev.com.br. Se tiver dúvidas sobre quais informações estão no seu cadastro, acesse a área restrita do nosso site ou o app CBS Previdência e consulte. Caso não […]

LER ARTIGO

Sider Shopping: aproveite o Dia Livre de Impostos

Em 29 de maio, o Sider Shopping vai participar do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela CDL Jovem de Volta Redonda em parceria com lojistas locais. A ação integra um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária nos preços e no desenvolvimento econômico do país. Durante o evento, […]

LER ARTIGO

Economize no Imposto de Renda

Faça contribuições esporádicas para o seu plano de previdência e pague menos Imposto de Renda. Quem faz a declaração completa do IR pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a previdência complementar, até o limite de 12%. Quer aproveitar essa vantagem? – Na página inicial do nosso site, clique em “Aumente a […]

LER ARTIGO