Lula afirma que parlamentares devem indicar de onde tirar verba para dar 7,71% a aposentado.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem que não reconhece acordo fechado entre os líderes partidários no Senado e aposentados que concede reajuste de 7,71% a segurados da Previdência Social com benefícios acima do salário mínimo (R$ 510). Lula advertiu que, para conceder aumentos, é preciso definir antes de onde sairão os recursos que bancarão a diferença. Ele lembrou que enviou ao Congresso medida provisória com reajuste de 6,14% para aposentadorias acima do piso.
O presidente Lula reclamou que não foi avisado sobre o acordo | Foto: AFP”Se tiver dinheiro, não há nenhum deputado ou senador que goste mais de aposentado do que eu. Não existe ninguém que defenda trabalhador mais do que eu, mas, para pagar, preciso de recursos. Se eles aprovarem, têm que mostrar de onde sai o recurso, e eu pagarei de bom coração”, afirmou.
Sobre o acordo dos líderes com aposentados, o presidente reclamou que não foi avisado: “Comunicaram para a imprensa e não me comunicaram. Eu já ouvi tantos números que não sei em quais números vou acreditar. Nós fizemos um acordo com as centrais e mandamos proposta ao Congresso em medida provisória”.
Antes do acordo para os 7,71%, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), relator da MP, negociava um índice de 7%. “Ou que façam algo próximo daquilo que possamos pagar”, acrescentou o presidente. Sobre a possibilidade de vetar os 7,71%, Lula afirmou que não tem definição: “Na minha mesa, na solidão da Presidência da República, diante da decisão do Congresso, vou decidir o que fazer”.
Irritado, Vaccarezza confirmou que conversou com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, quarta-feira, e reafirmou que a posição do Planalto não mudou. Ele insiste que o aumento possível é de até 7%.
Para Cobap, ônus do veto será de Lula
O presidente da Cobap, Warley Gonçalles, diz não estar preocupado com a resistência do governo. Segundo ele, todo ônus do veto do aumento maior recairá sobre Lula. O dirigente garante que os aposentados vão mostrar quem está contra a categoria. Ele ameaça retomar a campanha “O deputado vota agora, o aposentado, em outubro”.
Fonte:O Dia Online
Notícias Recentes
Participe do Festival Junino do Sider Shopping
O Festival Junino do Sider Shopping acontece de 17 a 22 de junho, das 13h às 20h, no subsolo, com entrada gratuita e renda revertida para 10 instituições de Volta Redonda (RJ). O evento conta com barracas temáticas, comidas típicas (como caldos, canjica, bolos caseiros, milho, entre outros), quadrilhas juninas, apresentações musicais, DJ com repertório […]
LER ARTIGOAs informações do seu cadastro estão atualizadas?
Sempre que mudar de endereço, telefone ou e-mail, é importante alterar esses dados no seu cadastro da CBS Previdência. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo e-mail cbsatendimento@cbsprev.com.br. Se tiver dúvidas sobre quais informações estão no seu cadastro, acesse a área restrita do nosso site ou o app CBS Previdência e consulte. Caso não […]
LER ARTIGOSider Shopping: aproveite o Dia Livre de Impostos
Em 29 de maio, o Sider Shopping vai participar do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela CDL Jovem de Volta Redonda em parceria com lojistas locais. A ação integra um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária nos preços e no desenvolvimento econômico do país. Durante o evento, […]
LER ARTIGOEconomize no Imposto de Renda
Faça contribuições esporádicas para o seu plano de previdência e pague menos Imposto de Renda. Quem faz a declaração completa do IR pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a previdência complementar, até o limite de 12%. Quer aproveitar essa vantagem? – Na página inicial do nosso site, clique em “Aumente a […]
LER ARTIGO