Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Dores nas costas merecem atenção

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população ainda irá sofrer do mal pelo menos em alguma fase da vida. Ou seja, em maior ou menor grau, um dia quase todos serão vítimas desse incômodo que compromete a qualidade de vida sob diversos aspectos, entre eles físicos, emocionais e até sociais.

A principal vilã é a lombalgia, um desconforto que afeta a região inferior da coluna vertebral (que vai da última costela até o início dos glúteos) e aparece em destaque no ranking das reclamações nos consultórios.

Qualquer sinal de dor nas costas merece atenção. No entanto, os cuidados devem ser redobrados em duas situações. Primeiro, se as dores vêm acompanhadas do que os médicos chamam de sinais de alerta, como febre ou perda de peso. “Nesses casos, o desconforto indica a presença de algo mais grave – desde má-formação congênita, osteoporose e tumores até hérnia de disco, cálculos renais e distúrbios neurológicos. Portanto, o tratamento varia de acordo com a causa diagnosticada”, explica Alexandre Fogaça Cristante, especialista em cirurgia de coluna da Clínica Ortocity.

Outra situação preocupante é quando não há uma razão aparente para o incômodo. “Trata- se da lombalgia mecânico-postural. Os pacientes com este perfil tentam buscar uma razão ‘física’ para suas lamentações e não encontram nada. Isso porque as dores não estão relacionadas a desvios [hiper-lordose, hiper-cifose e escoliose] ou a algum tipo de lesão na coluna, mas a vícios de postura que a deixam sobrecarregada constantemente”, esclarece Cristante.

Quando se fala de dor nas costas, convém lembrar que outras doenças também colaboram para causar a dor. “Estão nessa lista as infecções urinárias, as infecções pulmonares, o infarto do miocárdio, o herpes zoster [viral com comprometimento do nervo intercostal] e os tumores ovarianos e prostáticos”, afirma o especialista.

Maus hábitos
Posturas incorretas também são responsáveis por distúrbios articulares. “Quem sofre de dor nas costas não se senta nem se levanta corretamente, não dorme em colchão adequado ao seu peso, levanta objetos do chão dobrando a coluna e não os joelhos, estica-se todo para colocar os objetos em prateleiras ou em armários e executa tarefas diárias [passar roupas, varrer a casa, lavar o quintal] em má posição”, diz Cristante.

Obesidade
Segundo o médico, a cada dia a população se cuida menos (do ponto de vista físico), o que causa obesidade. “O excesso de peso e outras alterações musculares levam a pessoa à sobrecarga dos discos intervertebrais”.

Stress e Depressão
Ambos levam à contratura muscular importante. “A depressão não permite o relaxamento voluntário dos músculos levando a compressões importantes nas raízes nervosas que emergem da coluna vertebral”, explica o cirurgião.

Tratamento
O tratamento é dividido em duas fases. “Na fase da dor aguda, o médico vai receitar analgésicos e antiinflamatórios, fisioterapia convencional e outros métodos. Depois, é recomendável que o paciente se submeta a tratamento mais prolongado que pode incluir a Reorientação Postural Global (RPG), hidroterapia, condicionamento físico, ajuda de um nutricionista e também de um psicólogo”, aconselha Cristante.

Fonte:cyberdiet.terra.com.br

Notícias Recentes

Quer simular ou contratar um empréstimo?

Para simular ou contratar empréstimos, basta acessar a área restrita do nosso site. É rápido e seguro e você pode fazer isso de onde estiver. Se tiver dúvidas, consulte o passo a passo que elaboramos para te ajudar.

LER ARTIGO

Suas informações cadastrais estão atualizadas?

Sempre que mudar de endereço, telefone ou e-mail, lembre-se de alterar esses dados no seu cadastro da CBS Previdência. Você pode fazer isso quando quiser e de onde estiver. Veja como é fácil: – Faça o login na área restrita utilizando o seu CPF e a senha pessoal. – Clique no item “Alteração”, localizado no […]

LER ARTIGO

Sider Shopping participa do Dia Livre de Impostos

No dia 06 de junho, o Sider Shopping, localizado em Volta Redonda (RJ), participará novamente do DLI – Dia Livre de Impostos. O evento, realizado simultaneamente em todo o Brasil pela CDL Jovem, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país, oferecendo produtos e serviços sem a incidência de […]

LER ARTIGO

Ação Solidária RS: sua contribuição fez a diferença!

Graças à generosidade de cada um dos colaboradores da CSN e dos aposentados e pensionistas da CBS Previdência, conseguimos arrecadar R$ 269.195,60. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN decidiu não apenas igualar, mas mais do que dobrar o valor doado, resultando em um montante total de R$ 900.100,00. O recurso arrecadado será utilizado […]

LER ARTIGO