Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Fator Previdenciário com os dias contados

O Fator Previdenciário, um mecanismo usado para calcular o valor das aposentadorias e estimular o trabalhador a contribuir mais,  pode estar com os dias contados.
Um projeto que tramita no congresso, quer acabar com a medida e fazer valer o cálculo antigo, quer dizer, a média dos últimos 36 salários recebidos. Muita gente alega que o fator previdenciário reduz muito o valor dos benefícios.
Depois de contribuir por mais de três décadas com a Previdência Social, Wagner da Silva entrou com o pedido de aposentadoria quando tinha 49 anos. Ele só não imaginava que o valor do benefício seria bem menor do que o esperado.
Desde 1999, o governo federal adotou novas regras para conceder o benefício. O Fator Previdenciário passou a fazer parte do cálculo da aposentadoria como conta a advogada Ana Paula Moretti, especialista no assunto.
“Utiliza-se a média de 80% dos maiores salários de contribuiçao do segurado, desde julho de 1994 e depois de apurar esse valor, aplica-se o fator previdenciário que é um índice que leva em conta a idade, a expectativa de vida, e o tempo de contribução”, explica Ana Paula.
Quando Rosana da Silva se aposentou em 2004 as regras já estavam valendo. A tranquilidade de não precisar trabalhar mais ela garantiu. Mas a queda no rendimento familiar foi inevitável.
No Congresso Nacional tramita agora um projeto de lei para extinguir o Fator Previdenciário. Caso seja aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo presidente da república, o cálculo para a aposentadoria voltaria a ser aquele usado antes da aplicação do fator. Ou seja, valeria a média dos últimos 36 salários recebidos.
O Presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Bauru, Mário da Paz Pereira, diz que caso o projeto seja aprovado só vai valer para os próximos pedidos de aposentadoria. Ele é favorável à extinção do fator previdenciário.
Ainda náo há prazo para a votação do projeto, que já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Fonte:Tem Mais

Notícias Recentes

Veja como acessar sua área restrita

A área restrita do nosso site está novamente disponível. Para sua segurança, ao acessá-la será necessário alterar a sua senha. Confira como fazer isso: No login, insira o seu CPF, a senha antiga e clique em “Entrar”. Caso não lembre a sua senha, clique em “Esqueci minha senha” para receber uma provisória no e-mail cadastrado. […]

LER ARTIGO

Proposta de alterações no Plano CBSPREV

A CBS Previdência informa que, na 344ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 10 de setembro de 2024, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 224, de 08 de novembro de 2024, disponível no nosso site em “Documentos” e pelo […]

LER ARTIGO

Tarde é amanhã!

Quer saber como a previdência privada e os juros compostos podem transformar a sua vida financeira? Leia o e-book “Tarde é amanhã!” e confira como investir seu dinheiro de forma simples e inteligente para garantir um futuro mais tranquilo. Tarde é amanhã!

LER ARTIGO

Indisponibilidade da área restrita e do app

Confira os canais alternativos: SIMULAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO (somente no período de indisponibilidade): – Central de Atendimento Telefônico (0800 026 81 81): segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – Atendimentos presenciais, sem necessidade de agendamento prévio. Confira os endereços: Volta Redonda: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h. Edifício Milênio – Rua 25-A, […]

LER ARTIGO