Atualmente, cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o futuro e como estarão quando atingirem a terceira idade, seja em termos de saúde, seja em relação ao orçamento, à qualidade de vida e à vitalidade.
Tendo em vista a tendência de viver cada vez mais – hoje, um brasileiro vive mais de 70 anos –, um estudo feito pela Enfoque Pesquisa apontou a existência de um mercado consumidor muito pouco explorado pelo marketing.
Isso ocorre porque as empresas estão com os olhos voltados para os jovens, criando produtos e se comunicando prioritariamente com essa população.
Porém, o grupo de consumidores com mais de 55 anos, ainda pouco valorizado, parece ter um potencial enorme para trazer retorno às empresas que entenderem o seu estilo de vida, suas demandas e seus anseios.
Cabelo branco e muita ação
De acordo com o estudo, existe um tipo de pessoa da terceira idade classificado como “celebrator”. Ao invés de viverem o cansaço de uma longa vida ou de não aceitarem a idade que possuem, as pessoas desse grupo descobriram que ainda têm muito o que viver.
Alguns hábitos que os pesquisados com mais de 55 anos mais valorizam, por exemplo, são a prática de exercícios físicos, a busca por uma alimentação saudável e equilibrada, e ainda o uso constante de cosméticos e perfumes.
Marketing para mentes ativas
De acordo com a presidente da Enfoque, Zila Knoploch, os “Celebrators” são justamente uma resposta à marginalização do idoso pela sociedade e pelo marketing.
“Com a pesquisa realizada, percebemos que este público se preocupa bastante em manter a vitalidade física para que o corpo possa acompanhar o seu intenso ritmo mental”, explica Zilda. A mente desse público seria jovem e otimista, que encara de forma positiva o estágio da vida em que o corpo se encontra.
“Com isso, muitas empresas, que antes não focalizavam este segmento, podem definir de maneira correta quais são os produtos que seriam consumidos por este target, aumentando o índice de efetividade de suas campanhas e serviços”, complementa a presidente.
Idoso com cabeça jovem e idoso com cabeça de idoso
O estudo ainda definiu outros dois grupos de consumidores da terceira idade, a partir do seu comportamento. “Um deles está em total enquadramenteo com o que a sociedade definiu como ‘vida na terceira idade’, que é cuidar dos netos, ter menos vaidade ou ficar ‘invisível’. O outro está no extremo de se recusar a aceitar que chegou a este estágio, comportando-se e consumindo como os jovens fazem”, destaca Zilda.
Para estes últimos, não adianta fazer ações de marketing direcionadas, alerta a executiva. “Eles vão comprar as marcas dos jovens, nas lojas dos jovens e serão vistos no ambientes frequentados pelos mais jovens”, analisa.
Fonte:(Fernanda de Moraes Bonadia – InfoMoney)
Notícias Recentes
Alterações no Plano CBSPREV são aprovadas
A CBS Previdência informa que as alterações propostas para o regulamento do Plano CBSPREV foram aprovadas pela PREVIC – Superintendência Nacional de Previdência Completar – por meio da Portaria PREVIC nº 4, de 04 de janeiro de 2025. Para conhecer o regulamento do Plano CBSPREV e detalhes sobre as modificações realizadas no documento, acesse os […]
LER ARTIGONossa homenagem ao Dia do Aposentado
Em 24 de janeiro, é comemorado o Dia Nacional do Aposentado. Essa data foi escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, foi assinada a Lei Eloy Chaves, que criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro e deu origem à Previdência Social. Por esse […]
LER ARTIGOConfira o passo a passo para acessar a sua área restrita
A área restrita do nosso site foi desenvolvida para facilitar o seu dia a dia. Caso tenha dúvidas sobre como acessá-la, confira o passo a passo que elaboramos para te ajudar. Veja como acessar a sua área restrita Sempre que precisar, utilize este canal para consultas e serviços.
LER ARTIGODisponibilização do Informe de Rendimentos
O Informe de Rendimentos de todos os aposentados e pensionistas que receberam rendimentos da CBS Previdência em 2024 estará disponível na área restrita do nosso site a partir de 28 de fevereiro. Aproveite a facilidade que este canal proporciona e faça a emissão do seu documento quando quiser e de onde estiver. Para acessar a […]
LER ARTIGO