“Muitas vezes, as pessoas abrem um plano quando começam a trabalhar e definem um valor de investimento mensal baixo, compatível com o início de carreira”, diz Valter Police, planejador financeiro pessoal. “Mais tarde, a renda sobe, mas os investidores não param para analisar se a quantia aplicada ainda faz sentido”, acrescenta.
Renato Russo, vice-presidente da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), destaca que mudanças significativas no padrão financeiro devem ser consideradas em relação à previdência. “Se a pessoa teve uma ascensão profissional importante e quer manter o padrão de vida na aposentadoria, deve verificar se a contribuição estipulada é suficiente para a nova meta. Provavelmente, terá de aumentá-la.”
Guilherme Rossi, gerente comercial da Brasilprev, diz que a carteira deve ser mais ousada (mais ações, respeitando o limite máximo de 49% para fundos de previdência nesse tipo de aplicação) quando o investidor tem mais tempo de acumulação pela frente. “Em vários anos, é possível recompor perdas com oscilações de mercado. Se o investidor está mais perto da aposentadoria, uma opção mais conservadora pode ser mais indicada”, diz.
Carolina de Molla, da SulAmérica, destaca que os investidores individuais “esquecem” mais facilmente do plano de previdência. “Os planos empresariais costumam ser revisados pelo menos uma vez a cada três anos”, afirma. “No caso dos individuais, são os próprios investidores que precisam buscar essa reavaliação. Fazer isso a cada dois anos está de bom tamanho”, acrescenta. (Folhapress)
Fonte:AssPreviSite
Notícias Recentes
Proposta de alterações no Plano CBSPREV
A CBS Previdência informa que, na 344ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 10 de setembro de 2024, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 224, de 08 de novembro de 2024, disponível no nosso site em “Documentos” e pelo […]
LER ARTIGOTarde é amanhã!
Quer saber como a previdência privada e os juros compostos podem transformar a sua vida financeira? Leia o e-book “Tarde é amanhã!” e confira como investir seu dinheiro de forma simples e inteligente para garantir um futuro mais tranquilo. Tarde é amanhã!
LER ARTIGOIndisponibilidade da área restrita e do app
Confira os canais alternativos: SIMULAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO (somente no período de indisponibilidade): – Central de Atendimento Telefônico (0800 026 81 81): segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – Atendimentos presenciais, sem necessidade de agendamento prévio. Confira os endereços: Volta Redonda: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h. Edifício Milênio – Rua 25-A, […]
LER ARTIGOSeu convênio de farmácia mudou
Desde o dia 04 de novembro, o convênio da CBS Previdência para venda de medicamentos e outros itens de farmácia para aposentados e pensionistas passou a ser com a Drogaria Retiro. Confira mais detalhes: Fique atento: se você nunca utilizou esse benefício e quer passar a aproveitar as vantagens do convênio, é preciso comparecer ao […]
LER ARTIGO