Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Primeira parcela do 13º paga em agosto

A decisão foi confirmada sexta-feira pelo Ministério da Previdência. O crédito para os beneficiários será feito entre os cinco últimos dias úteis do mês e os cinco primeiros dias úteis de setembro. No ano passado, a primeira parcela do 13º foi antecipada a 23,6 milhões de beneficiários e representou injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios. Para este ano, a expectativa da Previdência é de que a antecipação some cerca de R$ 10 bilhões.
A notícia da antecipação do pagamento do benefício, porém, não agradou o metalúrgico aposentado Antônio Beletable, que continua produtivo, atuando como maestro do coral da Associação dos Funcionários Aposentados de Minas Gerais. “Não acho o adiantamento muito legal. Às vezes a pessoa nem está precisando do dinheiro, mas acaba gastando mesmo assim. Depois, no fim do ano, passa aperto. No meu caso, preferia não receber”, afirma. Ele lembra que há muitos casos de pessoas aposentadas que perdem o controle dos próprios gastos.
Esta é a sexta vez que a Previdência Social paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre o governo e as entidades representativas de aposentados e pensionistas. Os beneficiários, em sua maioria, receberão 50% do valor do benefício. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro. Neste caso, o valor será calculado proporcionalmente, informou o governo. Os segurados que estão em auxílio-doença também recebem uma parcela menor que os 50%. Como esse benefício é temporário, o INSS informou que calcula a antecipação proporcional ao período.
Por exemplo, um benefício iniciado em janeiro e ainda em vigor em agosto terá o 13º salário calculado sobre oito meses. O segurado receberá, portanto, metade deste valor. Em dezembro, caso ainda esteja afastado, o segurado irá receber o restante. Se tiver alta antes, o valor será calculado até o mês em que o benefício vigorar e acrescido ao último pagamento do benefício.
SEM DIREITO Não têm direito ao 13º salário os benefícios do amparo previdenciário como trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família.
Segundo o governo, os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social (www.mpas.gov.br) ou tirar dúvidas por meio da Central 135.  (Zulmira Furbino – Estado de Minas-23-07)

Fonte:AssPreviSite

Notícias Recentes

Participante do Plano CBSPREV, aproveite essa oportunidade

Até o dia 31 de março, é possível aumentar o valor da sua contribuição básica mensal para o plano de previdência complementar. Essa decisão traz duas vantagens: – Aumento mais rápido do seu saldo: a empresa também passará a contribuir mais para você. – Desconto no Imposto de Renda: quem faz a declaração completa pode […]

LER ARTIGO

Veja como emitir o seu Informe de Rendimentos

O Informe de Rendimentos de todos os aposentados e pensionistas que receberam rendimentos da CBS Previdência em 2024 já está disponível na área restrita do nosso site e no aplicativo. Aproveite a praticidade destes canais e emita o seu documento com segurança e de onde estiver. Se precisar de ajuda, consulte o passo a passo […]

LER ARTIGO

Simule e contrate empréstimos de onde estiver

Sempre que precisar simular ou contratar empréstimos utilize a área restrita do nosso site. É fácil e seguro! Em caso de dúvidas, consulte o passo a passo que elaboramos para te ajudar. Mas, fique atento, e só contrate um empréstimo se tiver certeza de que conseguirá manter o seu orçamento em dia durante o prazo […]

LER ARTIGO

Alteração no custo do Seguro de Vida e mudança de seguradora

As apólices de seguro de vida em grupo e/ou acidentes pessoais passam, anualmente, por uma revisão técnica que busca mantê-las aptas a atender às necessidades dos segurados. Ao longo dos últimos anos, os valores arrecadados pelos segurados têm sido insuficientes para o pagamento dos sinistros ocorridos nas apólices de Seguro de Vida e/ou Acidentes Pessoais. […]

LER ARTIGO