Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Questão previdenciária tem de ser pensada para o futuro

Se o presidente Lula vetar o fim do fator previdenciário, estará fazendo a coisa certa. O fator não é perfeito, tem defeitos, mas é a única coisa que ajudou o país a adiar um pouco a aposentadoria. No Brasil, as pessoas se aposentam muito jovens, enquanto o mundo inteiro tem uma idade límite. Aqui é por contribuição: no caso das mulheres, fica em torno dos 50; no dos homens, 55. No mundo inteiro, porém, é muito maior do que isso. No México, a idade mínima é de 65 anos, e a tendência é igualar homens e mulheres.

Essa discussão é sempre penosa. As pessoas costumam brigar com a gente, jornalista, quando se fala nisso, mas nós temos de dar as notícias desagradáveis também, pois podem ser importantes para o futuro. O economista Fábio Giambiagi, velho lutador dessa questão previdenciária, costuma dizer que discutir esse assunto é um ato de amor aos filhos e netos, porque eles herdarão o Brasil que a gente está construindo agora.

A questão previdenciária tem de ser olhada no longo prazo. Os Estados Unidos estão indo, agora, para 67 anos (idade mínima), mas isso foi decidido em 1985 para começar a valer agora, porque tem de se pensar com antecedência e fazendo a transição lenta. O mundo inteiro está discutindo isso.

No Brasil, vivemos cada vez mais, felizmente, como resultado das boas políticas públicas. No livro do Fábio Giambiagi e do Paulo Taffner, eles mostram uma revisão que o IBGE fez em 2008 em relação a 2004 das projeções da população. Haverá um aumento de 20% no total das pessoas com mais de 65 anos em 2050. Com a Previdência, temos de pensar com antecedência mesmo. A população em atividade produtiva vai começar a cair já em 2030. O problema todo é como se aposenta jovem no Brasil. O país deixou de ter baixa expectativa de vida, e a gente tem de se preparar para esse futuro.

Fonte:oglobo.com

Notícias Recentes

Quer simular ou contratar um empréstimo?

Para simular ou contratar empréstimos, basta acessar a área restrita do nosso site. É rápido e seguro e você pode fazer isso de onde estiver. Se tiver dúvidas, consulte o passo a passo que elaboramos para te ajudar.

LER ARTIGO

Suas informações cadastrais estão atualizadas?

Sempre que mudar de endereço, telefone ou e-mail, lembre-se de alterar esses dados no seu cadastro da CBS Previdência. Você pode fazer isso quando quiser e de onde estiver. Veja como é fácil: – Faça o login na área restrita utilizando o seu CPF e a senha pessoal. – Clique no item “Alteração”, localizado no […]

LER ARTIGO

Sider Shopping participa do Dia Livre de Impostos

No dia 06 de junho, o Sider Shopping, localizado em Volta Redonda (RJ), participará novamente do DLI – Dia Livre de Impostos. O evento, realizado simultaneamente em todo o Brasil pela CDL Jovem, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a alta carga tributária no país, oferecendo produtos e serviços sem a incidência de […]

LER ARTIGO

Ação Solidária RS: sua contribuição fez a diferença!

Graças à generosidade de cada um dos colaboradores da CSN e dos aposentados e pensionistas da CBS Previdência, conseguimos arrecadar R$ 269.195,60. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN decidiu não apenas igualar, mas mais do que dobrar o valor doado, resultando em um montante total de R$ 900.100,00. O recurso arrecadado será utilizado […]

LER ARTIGO