Se o presidente Lula vetar o fim do fator previdenciário, estará fazendo a coisa certa. O fator não é perfeito, tem defeitos, mas é a única coisa que ajudou o país a adiar um pouco a aposentadoria. No Brasil, as pessoas se aposentam muito jovens, enquanto o mundo inteiro tem uma idade límite. Aqui é por contribuição: no caso das mulheres, fica em torno dos 50; no dos homens, 55. No mundo inteiro, porém, é muito maior do que isso. No México, a idade mínima é de 65 anos, e a tendência é igualar homens e mulheres.
Essa discussão é sempre penosa. As pessoas costumam brigar com a gente, jornalista, quando se fala nisso, mas nós temos de dar as notícias desagradáveis também, pois podem ser importantes para o futuro. O economista Fábio Giambiagi, velho lutador dessa questão previdenciária, costuma dizer que discutir esse assunto é um ato de amor aos filhos e netos, porque eles herdarão o Brasil que a gente está construindo agora.
A questão previdenciária tem de ser olhada no longo prazo. Os Estados Unidos estão indo, agora, para 67 anos (idade mínima), mas isso foi decidido em 1985 para começar a valer agora, porque tem de se pensar com antecedência e fazendo a transição lenta. O mundo inteiro está discutindo isso.
No Brasil, vivemos cada vez mais, felizmente, como resultado das boas políticas públicas. No livro do Fábio Giambiagi e do Paulo Taffner, eles mostram uma revisão que o IBGE fez em 2008 em relação a 2004 das projeções da população. Haverá um aumento de 20% no total das pessoas com mais de 65 anos em 2050. Com a Previdência, temos de pensar com antecedência mesmo. A população em atividade produtiva vai começar a cair já em 2030. O problema todo é como se aposenta jovem no Brasil. O país deixou de ter baixa expectativa de vida, e a gente tem de se preparar para esse futuro.
Fonte:oglobo.com
Notícias Recentes
Proposta de alterações no Plano CBSPREV
A CBS Previdência informa que, na 344ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 10 de setembro de 2024, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 224, de 08 de novembro de 2024, disponível no nosso site em “Documentos” e pelo […]
LER ARTIGOTarde é amanhã!
Quer saber como a previdência privada e os juros compostos podem transformar a sua vida financeira? Leia o e-book “Tarde é amanhã!” e confira como investir seu dinheiro de forma simples e inteligente para garantir um futuro mais tranquilo. Tarde é amanhã!
LER ARTIGOIndisponibilidade da área restrita e do app
Confira os canais alternativos: SIMULAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO (somente no período de indisponibilidade): – Central de Atendimento Telefônico (0800 026 81 81): segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – Atendimentos presenciais, sem necessidade de agendamento prévio. Confira os endereços: Volta Redonda: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h. Edifício Milênio – Rua 25-A, […]
LER ARTIGOSeu convênio de farmácia mudou
Desde o dia 04 de novembro, o convênio da CBS Previdência para venda de medicamentos e outros itens de farmácia para aposentados e pensionistas passou a ser com a Drogaria Retiro. Confira mais detalhes: Fique atento: se você nunca utilizou esse benefício e quer passar a aproveitar as vantagens do convênio, é preciso comparecer ao […]
LER ARTIGO