Para dar comodidade aos segurados e aos beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), alguns serviços podem ser feitos diretamente pela internet no endereço www.previdencia.gov.br. Entre elas, está a solicitação do salário-maternidade para a segurada contribuinte individual, facultativa, empregada doméstica e, também, para a trabalhadora no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção. No caso de empregadas com vínculo, o controle é de responsabilidade do empregador.
Ao acessar a página da Previdência, o usuário deve procurar o atalho “solicite seu benefício”, no menu à direita. Ao abrir o link, clique em “salário-maternidade”. A segurada encontrará, então, as informações necessárias para o requerimento. Para cada caso há um item específico: 1- requerimento para a Segurada Empregada (somente em casos de adoção ou guarda judicial para fins de adoção); 2- Requerimento para a Segurada Empregada Doméstica; 3- requerimento para Segurada Contribuinte Individual e Facultativa.
Antes de abrir o requerimento, a segurada terá uma tela de aviso, com recomendações sobre os cuidados e requisitos que devem ser observados antes do início do preenchimento dos dados. Após o preenchimento, ela agenda o atendimento na APS (Agência da Previdência Social) que escolher para apresentação dos documentos.
Tem direito ao benefício a segurada que esteja em atividade ou contribuindo como facultativa. O salário-maternidade por adoção é apenas para que adotar criança com até oito anos de idade. Nesse caso, o prazo de recebimento do beneficio será de acordo com a idade da criança. Se ela tiver até um ano, o salário-maternidade será de 120 dias; de um ano a quatro anos, o salário-maternidade será de 60 dias; de quatro anos a oito anos, o salário-maternidade será de 30 dias.
As trabalhadoras urbanas precisam comprovar o recolhimento de contribuições por um período, conforme a sua categoria: a empregada que adota uma criança, a desempregada, a trabalhadora avulsa e a doméstica precisam comprovar a existência de contribuição (independente da quantidade) e a manutenção da qualidade de segurada; contribuinte individual e facultativa precisam comprovar no mínimo dez meses de contribuição.
O requerimento pode ser feito também diretamente em uma Agência APS, mas é preciso agendar o atendimento pelo telefone 135. A ligação é gratuita, se feita de um telefone fixo, ou ao custo de uma ligação local, no caso de telefone celular.
Fonte:www.maracaju.news.com.br
Notícias Recentes
Veja como acessar sua área restrita
A área restrita do nosso site está novamente disponível. Para sua segurança, ao acessá-la será necessário alterar a sua senha. Confira como fazer isso: No login, insira o seu CPF, a senha antiga e clique em “Entrar”. Caso não lembre a sua senha, clique em “Esqueci minha senha” para receber uma provisória no e-mail cadastrado. […]
LER ARTIGOProposta de alterações no Plano CBSPREV
A CBS Previdência informa que, na 344ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 10 de setembro de 2024, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 224, de 08 de novembro de 2024, disponível no nosso site em “Documentos” e pelo […]
LER ARTIGOTarde é amanhã!
Quer saber como a previdência privada e os juros compostos podem transformar a sua vida financeira? Leia o e-book “Tarde é amanhã!” e confira como investir seu dinheiro de forma simples e inteligente para garantir um futuro mais tranquilo. Tarde é amanhã!
LER ARTIGOIndisponibilidade da área restrita e do app
Confira os canais alternativos: SIMULAÇÃO E CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO (somente no período de indisponibilidade): – Central de Atendimento Telefônico (0800 026 81 81): segunda a sexta-feira, das 08h às 17h – Atendimentos presenciais, sem necessidade de agendamento prévio. Confira os endereços: Volta Redonda: segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h. Edifício Milênio – Rua 25-A, […]
LER ARTIGO