Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Não se enrole com as compras parceladas

De acordo com uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o parcelamento no cartão de crédito é uma das principais formas utilizadas para pagamento de compras pelos consumidores.

Se você faz parte dessa turma, confira algumas dicas para evitar que as suas finanças saiam do controle.

– Organize seu orçamento: antes de parcelar uma compra, faça as contas. Some todos os seus gastos cotidianos e mensais e subtraia do salário ou renda líquida que você efetivamente recebe. Dessa forma, será possível entender e avaliar melhor a sua situação financeira e, se estiver no vermelho, descobrir quais despesas pode reduzir.

– Defina um teto de gastos: conhecendo o orçamento da família, fica mais fácil estipular um valor máximo que poderá ser usado para compra de presentes, itens para a casa, entre outros. Esse limite ajuda no autocontrole e evita que, posteriormente, você se depare com compromissos financeiros que não poderá arcar. Para ajudar, faça uma lista de prioridades e só gaste o que cabe dentro do valor pré-estabelecido.

– Some todas as parcelas: anote o valor e as datas de vencimento de todas as parcelas que você terá que pagar. O ideal é que esse valor não comprometa mais do que 10% da sua renda, considerando que há uma série de outros compromissos financeiros ao longo do mês. Assim, se entram R$ 2.000 na sua conta, a soma de todas as suas compras parceladas, incluindo as de menor valor, não deve ultrapassar R$ 200.

– Evite parcelar a fatura do cartão: aliado das compras parceladas e um dos métodos de pagamento mais usados no Brasil, o cartão de crédito deve ser utilizado com sabedoria e planejamento. Ao parcelar, garanta que terá dinheiro para pagar 100% das faturas na data de vencimento. Isso porque, se você acabar entrando no rotativo do cartão, o valor da compra pode dar um salto por conta dos juros.

Parcelar as compras no cartão de crédito pode ser uma ótima alternativa, mas, para não comprometer o orçamento e nem se enrolar em dívidas, faça isso com planejamento e sabedoria.

Com informações do portal Meu Bolso em Dia.

Notícias Recentes

Há 65 anos construímos histórias com você

Em 17 de julho, a CBS Previdência celebra 65 anos. Temos muito orgulho da nossa trajetória e das histórias que ajudamos a construir ao longo de todos esses anos. Desde 1960, procuramos contribuir para a transformação da vida financeira de gerações. E é isso que nos move para continuarmos sempre buscando os melhores resultados. Nessa […]

LER ARTIGO

Proposta de alterações no Plano 35%

A CBS Previdência informa que, na 349ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 24 de junho de 2025, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano de 35% da Média Salarial. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 228, disponível no nosso site em Documentos > Informativos CBS e […]

LER ARTIGO

Proposta de alterações no Plano Suplementação

A CBS Previdência informa que, na 349ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 24 de junho de 2025, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano de Suplementação da Média Salarial. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 227, disponível no nosso site em Documentos > Informativos CBS e pelo […]

LER ARTIGO

Proposta de alterações no Plano CBSPREV

A CBS Previdência informa que, na 349ª reunião do seu Conselho Deliberativo, ocorrida em 24 de junho de 2025, foi aprovada proposta de alterações no regulamento do Plano CBSPREV. Para saber detalhes dessa proposta, consulte o Informativo CBS Previdência nº 226, disponível no nosso site em Documentos > Informativos CBS e pelo link a seguir: Informativo […]

LER ARTIGO