Os planos fechados de previdência complementar têm como objetivo reforçar a renda no pós-carreira, considerando que o dinheiro que o trabalhador irá receber do INSS quando se aposentar pode não ser suficiente para manter a qualidade de vida desejada.
Restritos aos funcionários de uma determinada empresa ou a um grupo de empresas, chamadas de “patrocinadoras”, esses planos são administrados por Entidades Fechadas de Previdência Complementar, instituições sem fins lucrativos e que funcionam sob a regulamentação da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).
A grande vantagem é que, nesse tipo de plano, o funcionário contribui com uma parte e a empresa com outra. É uma forma de as companhias demonstrarem preocupação com a qualidade de vida, com o bem estar e com o futuro dos seus colaboradores, ajudando-os a construir seu planejamento financeiro, com foco no investimento de longo prazo, e, assim, a garantir recursos para a aposentadoria.
Outro ponto positivo é que, caso o funcionário decida sair da empresa, o investimento feito não é perdido. Existem algumas alternativas, chamadas de “institutos”, que permitem escolher o que fazer com o saldo acumulado. Confira:
– Portabilidade: permite migrar os recursos acumulados para outro plano.
– Autopatrocínio: possibilita permanecer no plano, depois de encerrado o vínculo empregatício, contribuindo com a sua parte, com a parte da empresa e eventuais outros custos.
– Resgate: permite sacar o dinheiro que foi investido no plano. Neste caso, embora as regras variem de uma empresa para outra, geralmente é possível sacar apenas as contribuições feitas pelo colaborador.
– BPD – Benefício Proporcional Diferido: possibilita manter o plano até a data da aposentadoria, sem necessidade de novas contribuições.
Se a sua empresa oferece um plano de previdência complementar, leia o regulamento para verificar todas as regras e avalie fazer a adesão. Isso pode te ajudar a ter um futuro financeiramente mais tranquilo.
Com informações do portal Finanças Práticas.
Notícias Recentes
Confira a evolução do seu saldo na CBS Previdência
Na área restrita do nosso site é possível visualizar o saldo já acumulado e o valor das suas contribuições para o plano de previdência complementar. Para fazer o login e conferir o resultado do seu investimento mensal, utilize o seu CPF e a senha pessoal. Caso não saiba ou tenha esquecido a senha, clique em […]
LER ARTIGOVai perder essa chance?
Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a previdência complementar, até o limite de 12%. As contribuições feitas em 2024 deverão ser incluídas na Declaração de Ajuste Anual do IR no ano que vem. Aproveite essa oportunidade e peça agora a sua contribuição […]
LER ARTIGOVeja como acessar sua área restrita
A área restrita do nosso site está novamente disponível. Para sua segurança, ao acessá-la será necessário alterar a sua senha. Confira como fazer isso: No login, insira o seu CPF, a senha antiga e clique em “Entrar”. Caso não lembre a sua senha, clique em “Esqueci minha senha” para receber uma provisória no e-mail cadastrado. […]
LER ARTIGO