Em 20 de janeiro, a CBS Previdência divulgou o Informativo nº 195, que, entre outros assuntos, aborda a implantação de uma contribuição para cobertura dos benefícios de risco do Plano Milênio. Essa contribuição, que corresponde a 0,14% do salário de participação, começou a ser realizada em janeiro e será feita somente pelos participantes ativos do plano.
Para esclarecer melhor o assunto, elaboramos a seguir um resumo sobre os principais pontos levantados pelos nossos participantes. Confira e tire as suas dúvidas!
1. O que é contribuição de risco?
Essa contribuição serve para custear os benefícios de risco, que visam oferecer proteção ao participante e aos seus beneficiários contra riscos imprevistos, sendo:
a) para o participante: auxílio-doença, auxílio-doença por acidente do trabalho e recomposição, se necessário, do FGB (Fundo Gerador de Benefício) em caso de invalidez;
b) para os beneficiários: recomposição, se necessário, do FGB (Fundo Gerador de Benefício) em caso de morte antes da aposentadoria do participante.
2. Qual é o custo para os benefícios de risco?
De acordo com o regulamento do plano, o participante ativo custeará, por meio de contribuição mensal, 50% (cinquenta por cento) do custo do plano e o patrocinador os 50% (cinquenta por cento) restantes, conforme plano de custeio vigente, definido por meio de avaliação atuarial.
Em 2017, a contribuição mensal será de 0,14% sobre o salário de participação e a patrocinadora pagará o mesmo percentual.
3. Como é definido o percentual de contribuição?
Anualmente, a CBS Previdência elabora estudos, chamados de Avaliação Atuarial, para avaliar o custeio que será adotado em cada um dos seus planos de benefícios para o exercício seguinte. Essa avaliação utiliza premissas e hipóteses atuariais com o objetivo de dimensionar os compromissos dos planos, de acordo com o artigo 18, § 3º da Lei Complementar nº 109, de 29/05/2001.
4. Quem autorizou essa cobrança?
Essa contribuição está prevista no Regulamento do Plano Milênio e na proposta de inscrição assinada no momento da adesão.
O Plano de Custeio vigente para 2017, resultante da Avaliação Atuarial anual, foi aprovado pelo Conselho Deliberativo da CBS na reunião 305ª, de 13/12/16.
5. Por que essa contribuição se iniciou somente em Janeiro/2017?
A contribuição de risco foi cobrada dos participantes ativos do Plano Milênio desde o seu início, de 1996 até 2005. Essas contribuições formaram, ao longo desses anos, o Fundo de Risco, cujos recursos são utilizados para pagar os benefícios de risco.
Na Avaliação Atuarial para o exercício de 2006, foi identificado que esse fundo tinha recursos suficientes e que a contribuição de risco poderia ser suspensa, considerando a população coberta naquele momento. A partir dessa data, o fundo passou a ser consumido com os pagamentos dos benefícios de risco sem entrada de novas contribuições.
Na última Avaliação Atuarial constatou-se a necessidade de voltar a recompor este fundo a níveis que garantam o cumprimento dos compromissos futuros que poderão ocorrer.
6. Por quanto tempo essa contribuição será cobrada?
Não é possível, neste momento, determinar por quanto tempo será cobrada essa contribuição. Isso dependerá de quantos participantes entrarão em benefício de risco e de quanto será arrecadado para a manutenção do fundo. Anualmente, a Avaliação Atuarial apontará se a contribuição precisa ser mantida e sobre qual percentual.
7. A contribuição de risco fará parte do meu FGB (Fundo Gerador de Benefício), que é utilizado para o cálculo da minha aposentadoria?
Não. Essa contribuição, diferentemente das contribuições para custeio dos benefícios normais, é calculada atuarialmente, de forma mutualista, ou seja, são avaliadas em função do grupo e não do indivíduo, gerando, assim, proteção coletiva e solidária entre os participantes do plano.
8. É possível não pagar a contribuição de risco e pagar apenas a contribuição básica?
Não. A contribuição de risco é obrigatória a todos os participantes ativos vinculados ao Plano Milênio e será cobrada em conjunto com a contribuição básica.
Notícias Recentes
Participe do Festival Junino do Sider Shopping
O Festival Junino do Sider Shopping acontece de 17 a 22 de junho, das 13h às 20h, no subsolo, com entrada gratuita e renda revertida para 10 instituições de Volta Redonda (RJ). O evento conta com barracas temáticas, comidas típicas (como caldos, canjica, bolos caseiros, milho, entre outros), quadrilhas juninas, apresentações musicais, DJ com repertório […]
LER ARTIGOAs informações do seu cadastro estão atualizadas?
Sempre que mudar de endereço, telefone ou e-mail, é importante alterar esses dados no seu cadastro da CBS Previdência. Para isso, basta entrar em contato conosco pelo e-mail cbsatendimento@cbsprev.com.br. Se tiver dúvidas sobre quais informações estão no seu cadastro, acesse a área restrita do nosso site ou o app CBS Previdência e consulte. Caso não […]
LER ARTIGOSider Shopping: aproveite o Dia Livre de Impostos
Em 29 de maio, o Sider Shopping vai participar do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela CDL Jovem de Volta Redonda em parceria com lojistas locais. A ação integra um movimento nacional que visa conscientizar a população sobre o impacto da carga tributária nos preços e no desenvolvimento econômico do país. Durante o evento, […]
LER ARTIGOEconomize no Imposto de Renda
Faça contribuições esporádicas para o seu plano de previdência e pague menos Imposto de Renda. Quem faz a declaração completa do IR pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a previdência complementar, até o limite de 12%. Quer aproveitar essa vantagem? – Na página inicial do nosso site, clique em “Aumente a […]
LER ARTIGO