Fale conosco Adesão Login
X

Use seus dados para acessar

Esqueci minha senha

Tire suas dúvidas sobre a IN 1.343

Publicada em abril de 2013 pela Receita Federal, a Instrução Normativa (IN) nº 1.343 trata dos aspectos tributários relativos à apuração do Imposto de Renda (IR) sobre os valores recebidos de entidades de previdência complementar a título de complementação de aposentadoria e de resgate. A IN abrange exclusivamente as contribuições efetuadas entre 1º de janeiro de 1989 e 31 de dezembro de 1995.

As contribuições recolhidas neste período já sofreram tributação, sendo assim, a IN estabelece os procedimentos para retificação das Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda.

No caso da CBS Previdência, se enquadram na norma os participantes dos planos 35% da Média Salarial, Suplementação da Média Salarial e Misto de Benefício Suplementar – Milênio que contribuíram neste período e receberam o primeiro pagamento do benefício ou do resgate a partir de janeiro de 2008. Os aposentados que possuem ação judicial sobre o tema devem ficar atentos às regras estabelecidas para estes casos.

A CBS Previdência disponibilizará aos participantes que se enquadram na IN 1.343 o demonstrativo de contribuições com o saldo atualizado até o mês de dezembro do ano em que teve início o pagamento da aposentadoria ou do resgate. Com essas informações, será possível retificar as Declarações de Ajuste Anual do IR dos anos-calendário de 2008 a 2012, exercícios de 2009 a 2013, nos casos de regime progressivo.

Nos casos de regime regressivo, para os participantes que iniciaram o recebimento do benefício de aposentadoria no período de 01/01/2008 a 31/12/2012 e caso existam valores a receber a título de retenção de Imposto de Renda efetuado a maior, a restituição ou compensação deverá ser solicitada por meio do programa “Pedido de Restituição, Ressarcimento ou Reembolso e Declaração de Compensação” (PER/DCOMP), disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br).

Para os participantes que iniciaram o recebimento do resgate no período de 01/01/2008 a 31/12/2012 e caso existam valores a receber a título de retenção de Imposto de Renda efetuado a maior, será necessário solicitar orientação junto à Receita Federal para fazer a retificação da declaração de ajuste anual. A IN 1.343, no seu artigo 3°, determina os procedimentos a serem adotados, apenas, para os casos de aposentadorias.

Para saber mais detalhes sobre a Instrução Normativa nº 1.343, consulte o Perguntas e Respostas que preparamos sobre o tema. É importante conhecer também a íntegra da norma, disponível no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pela Central de Atendimento Telefônico 08000 26 81 81 ou mande um e-mail para cbsatendimento@cbsprev.com.br.

Notícias Recentes

Ação Solidária RS: sua contribuição fez a diferença!

Graças à generosidade de cada um dos colaboradores da CSN e dos aposentados e pensionistas da CBS Previdência, conseguimos arrecadar R$ 269.195,60 mil. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN decidiu não apenas igualar, mas mais do que dobrar o valor doado, resultando em um montante total de R$ 900.100,00 mil. O recurso arrecadado […]

LER ARTIGO

Ação Solidária: sua doação em dobro

O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta uma situação de calamidade pública que está mobilizando todo o País. A CSN está empreendendo diversas medidas para ajudar a população local. Se você quiser fazer parte desta rede solidária, poderá contribuir via PIX para a Fundação CSN. Para potencializar ainda mais esta iniciativa, a CSN irá […]

LER ARTIGO

Confira o Relatório Anual 2023 da CBS Previdência

Já está no ar o Relatório Anual 2023 da CBS Previdência. Nele, você encontra os principais resultados alcançados e os projetos que desenvolvemos ao longo do ano. Com linguagem simples, o documento apresenta detalhes sobre as iniciativas que realizamos para atingir os objetivos definidos no planejamento estratégico e para ajudar a fomentar a importância de […]

LER ARTIGO

Não deixe passar essa oportunidade

Aproveite o recebimento do abono para investir no seu futuro. Ao colocar uma parte do valor recebido no seu plano de previdência complementar, você: – Aumenta o seu saldo – Ganha um desconto no IR Quem faz a declaração completa do Imposto de Renda pode deduzir dos rendimentos tributáveis anuais as suas contribuições para a […]

LER ARTIGO